Foto: Renan Mattos (Diário)
Foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira, um espaço para a realização de audiências de mediação de ações trabalhistas. O chamado Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) fica no Foro Trabalhista de Santa Maria, na Rua Alameda Montevidéu, 233, no Bairro Nossa Senhora das Dores. O centro é primeiro inaugurado no interior do Estado e será usado para mediar negociações entre empregadores e empregados para diminuir os litígios judiciais envolvendo relações de trabalho. Outros dois já existem em Porto Alegre, no Foro Trabalhista da Capital e na sede do Tribunal Regional do Trabalho. Desde a criação dos dois centros foram conciliados 43% dos processos em primeira instância e 39% das ações em segunda instância.
Com 20% de visão, voluntário ajuda outros deficientes visuais
As audiências no centro serão duas vezes por semana em outubro e três vezes por semana a partir de novembro. Os juízes da 1ª e 2ª Varas do Trabalho devem indicar os processos passíveis de mediação. As partes também poderão apresentar petição, por meio dos advogados, solicitando a tentativa de diálogo no Cejusc.
A solenidade de abertura contou com a presença do desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa; do presidente da subseção local da OAB, Péricles Lamartine e da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Vania Cunha Mattos (foto).